Acesso do Aluno

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

In Company Resíduos Perigosos: classificação, FDSR e rotulagem (Resolução nº 5.232/2016-ANTT, ABNT-NBR 10.004 e ABNT-NBR 16725)

OBJETIVO


O curso pretende aprofundar o conhecimento de profissionais envolvidos em gestão segura de resíduos químicos, para o melhor entendimento e aplicação da ABNT-NBR 16725, que apresenta informações para a elaboração e preenchimento da Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos (FDSR), como também, as informações de segurança a serem incluídas na rotulagem de um resíduo químico perigoso. A elaboração de uma FDSR e de um rótulo de resíduo químico perigoso exige a adoção de um sistema de classificação perigo. O curso apresentará os sistemas de classificação preconizados como também discorrerá sobre exigências estabelecidas pela norma.

COORDENADOR

Msc. Fabriciano Pinheiro

Msc. Fabriciano Pinheiro

Coordenador da Comissão de Estudos “Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente relacionados a Produtos Químicos”, do CB-10/ABNT e convidado para representar o Brasil no Subcomitê de Especialistas da Organização das Nações Unidas sobre o GHS. Diretor da Intertox.

Siga-nos nas redes sociais

Metodologia

O curso se desenvolverá por meio da apresentação de material visual, exposição oral dos instrutores e pela interação com os participantes, com desenvolvimento de atividades práticas de classificação e caracterização de resíduos químicos de acordo com os sistemas de classificação ABNT-NBR 10004:2004 e transporte, conforme programa abaixo:

a. Segurança Química

  • Histórico
  • Contexto internacional
  • Conceitos de toxicologia
  • Legislação Nacional

b. Sistemas de classificação de resíduos perigosos

  • ABNT-NBR 10004: 2004: Resíduos sólidos – Classificação
  • Regulamentações de Transporte de Produtos Químicos e suas atualizações

c. Exercício de classificação de resíduos perigosos segundo avaliação de laudos de caracterização e critérios de classificação da ABNT-NBR 10004 e Resolução nº 5.232/2016 – ANTT.  

d. ABNT-NBR 16725:2011 – FDSR e rotulagem

  • Apresentação
  • Detalhamento
  • Discussão

e. Estudo de casos que compreende a classificação de resíduos

f. Apresentação e breve discussão sobre RETP - Registro de Emissão de Transferência de Poluentes

  • ABNT-NBR 16725:2011: Resíduo químico – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente – Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos (FDSR) e rotulagem;
  • ABNT-NBR 10004: 2004: Resíduos sólidos – Classificação;
  • Regulamentações de Transporte de Produtos Químicos e suas atualizações

O treinamento é destinado somente a profissionais do setor de saúde, meio ambiente e segurança, de laboratório e de controle de qualidade, que são responsáveis ou trabalham no gerenciamento de risco químico de organizações do setor produtivo, público e privado, indústrias e distribuidoras e, demais setores da sociedade civil onde haja a demanda de tal capacitação. O treinamento não se destina a prestadores de serviços ou profissionais autônomos. A Intertox se reserva o direito de não aceitar inscrições realizadas por profissionais que não atendam a este item.

Search